Estabilidade – Em velocidades até os 120 km/h, suas quatro rodas estão bem presas ao chão. Acima disso, correções de direção se tornam necessárias e, mesmo em curvas pouco acentuadas, rolagens de carroceria são nítidas. Apesar de sua velocidade máxima ser, de acordo com a Fiat, de 180 km/h, convém evitar levar o modelo ao limite. Outras ocorrências mais severas apontam para problemas no eixo traseiro, que se deforma. Então, observe se há ruídos quando o carro está em movimento, como se as rodas traseiras estivessem encostando em alguma peça interna. Prestou atenção que o Fiat Idea Adventure 2010 tem o crachá off-road né, o estepe pendurado na tampa do porta-malas?
Levantamos também os preços de componentes do Fiat Idea Adventure 1.8:
Também recebeu opções com câmbio automatizado Dualogic. O dualogic é tão bom que até hoje a Fiat tenta corrigir a programação. Simples assim, ofereça seu carro com esse câmbio dualogic pra uma revendedora e depois me diga. Porque as peças são um pouco mais caras e algumas são mais difíceis de encontrar. Por isso, dou ênfase na questão da manutenção preventiva e uso de peças originais para não ter problemas depois. No sistema de injeção eletrônica, um defeito relatado por todos os entrevistados já é considerado crônico.
Caixa De Câmbio Fiat Siena Dualogic 1.8 S/robozinho Câmbios
- Também recebeu opções com câmbio automatizado Dualogic.
- Último suspiro antes de sair de linha em 2016, quase que simultaneamente com Bravo, Linea, Palio Fire e Freemont, numa leva da marca italiana para renovar sua gama.
- Por preços entre R$ 28 mil e R$ 33 mil no mercado de usados, o Idea Adventure 2010 tem aquela receita de bolo da Fiat para seus “off-road light”.
- Design – A versão aventureira do Fiat Idea tem uma aparência mais agressiva, que destoa da função de veículo familiar que a minivan carrega.
- Trabalhou durante 15 anos na Fiat Automóveis, mas sempre esteve ligado à reparação independente ao lado de seu pai, que foi o primeiro da família a ingressar nessa apaixonante carreira.
- Só que o seu sistema de fixação no porta-malas não é simples, já que ele não “sobe” junto com a tampa traseira quando esta é aberta.
Em 2014, nova série especial em cima da versão Essence 1.6. Desta vez, a Sublime, “copiada” da edição de mesmo nome feita para o Grand Siena. No monovolume, frisos cromados, colunas com adesivos preto fosco, lentes escurecidas e o nome da tiragem nas laterais e nas soleiras das portas, além de rodas aro 16 polegadas diferenciadas. O Fiat Idea é um carro compacto por fora – menos de 4 metros (com exceção da Adventure) –, mas com espaço bem aproveitado por dentro. fiat idea 2013 já ajuda a se ter uma percepção de cabine mais ampla, mas o jeito monovolume colabora para o carro receber bem os passageiros, com dois adultos e uma criança tranquilos no assento traseiro. O Fiat Idea nasceu em 2005, ao som de um jingle publicitário com sotaque hispânico “Un belo día, que belo día…”. A minivan compacta da Fiat chegou para fazer frente à Chevrolet Meriva e ser uma opção acessível aos monovolumes maiores (Zafira, Citroën Xsara Picasso, Renault Scénic etc).
Fiat Idea 1.6 Mpi Essence 16v Flex 4p Automatizado
Na estabilidade, o centro de gravidade um pouco elevado provoca inclinação no Idea, o que se nota facilmente nas entradas de curvas. Em altas velocidades, a carroceria torce o suficiente para que uma leve sensação de insegurança apareça, estabelecendo um limite entre o que as especificações técnicas do modelo prometem e o que de fato ele instiga a buscar em movimento. Mas a suspensão reforçada e elevada absorve bem as irregularidades da pista, garantindo o conforto no interior. Começou com apenas duas versões e motores 1.4 e 1.8, e depois trocou por propulsores da família E.torQ. Inclusive o Fiat Idea Adventure, com direito a bloqueio do diferencial dianteiro.
Idea Adventure 1.8 16V E.TorQ (Flex)
- Obviamente, os motores E.torQ tendem a ter o custo de conservação mais dispendioso.
- Apesar de ser melhor que a antiga válvula solenoide, o sistema ainda tem uma grande falha, o posicionamento do tanquinho de gasolina fica num lugar de difícil acesso (foto 24), o que dificulta a manutenção e troca do combustível.
- Em 2014, nova série especial em cima da versão Essence 1.6.
- Pelo menos no que diz respeito à sua função, já que alia características de veículos compactos voltados para o uso familiar às qualidades aventureiras – que vão além da estética.
- Desde a simples remoção do câmbio para uma substituição de embreagem até a verificação do nível de óleo do câmbio.
Obviamente, os motores E.torQ tendem a ter o custo de conservação mais dispendioso. O estepe ali acrescenta uns 30cm a mais ao comprimento da minivan. Só que o seu sistema de fixação no porta-malas não é simples, já que ele não “sobe” junto com a tampa traseira quando esta é aberta. O Fiat Idea Adventure 2010, modelo 2011, é a nossa pedida. Neste ano, o monovolume já havia adotado a reestilização de meia-vida. Além disso, a opção aventureira tem aqueles apliques estéticos diferenciados, é a mais completa da gama e usa o motor 1.8 já da linha E.torQ.
Caixa Câmbio Fiat Punto Linea Idea 1.8 Dualogic Completo
Contudo, para manter a máxima eficiência dos freios é imprescindível que sejam feitas as revisões periódicas utilizando peças originais. A proposta principal do Fiat Idea é ser um carro voltado para a família. A farta distribuição de porta-objetos e o amplo espaço interno transparecem isso. Mas a marca italiana apostou, em 2006, na versão aventureira no intuito de abocanhar consumidores interessados na proposta lameira/urbana que virou moda entre as fabricantes que atuam no mercado nacional.
Acesse sua conta
O console central de teto traz um prático porta-objetos, além do espelho vigia e das portinholas no teto. É preciso destravar o suporte do estepe em uma alavanca ao lado direito da roda sobressalente. Depois, na base do suporte inferior, que vem do lado esquerdo do para-choque, apertar outra alavanca para, aí sim, puxar toda a peça, que se “abre” para a esquerda. Entre os equipamentos, o Fiat Idea Adventure oferece, na segurança, airbag duplo e freios com ABS, enquanto sensor de ré e airbags laterais dianteiros eram opcionais. Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, banco traseiro bipartido e computador de bordo. Alto e estreito, o monovolume torce bastante a carroceria em curvas e mergulha além do recomendável em freadas mais bruscas.
Teste do Fiat Idea Adventure Dualogic Plus
No caso das sapatas de freio (lonas), essa resposta imediata também é verdadeira, desde que elas estejam devidamente reguladas. O problema é que o sistema de regulagem automática (foto 19) das sapatas de freio nem sempre funciona como deveria. Alguns Reparadores, acreditando na “eficiência” dessa regulagem automática, efetuam a regulagem apenas no cabo do freio de mão. Na Autotécnica Alemão, localizada na zona sul da cidade de São Paulo - Vila das Belezas, entrevistamos o Empresário Thiago Iglesias, 29 (foto 6 D.).

